domingo, 26 de maio de 2013

virou?

10 milhões é uma boa grana!

Foi o valor total da virada cultural paulista 2013 segundo o Valor Econômico. Eles só não informam se foi o valor pro estado todo ou só pra cidade de SP. De qqer maneira fiquei aqui pensando quanta coisa não dava pra fazer com o mesmo montante de dinheiro! 

Seria um bom exercício pra alguém que pensa um dia operar em cargos públicos gerindo essa ou outra quantidade de dinheiro. Nunca tive o ânimo de tal exercício, mas ja fiz cálculos pra montar uma orquestra sinfônica uma vez, lá em Maringába. E me lembro de longe que chegamos a valores realistas em torno de um milhão por ano pra manter uma orquestrinha com cerca de 35 músicos e mais 5 técnicos, ou algo assim. Ou seja, Por baixo essa grana ai, dava pra manter dez dessas orquestras com salariozinho de cerca de R$ 1.000,00 por mês registrado e tals. Claro é um salário de fome. Mas há algo parecido com isso hoje?

E ai eu me animo em fazer as perguntas que vêm na sequência... o que vale mais a pena pra um estado, criar e manter essas dez orquestras em dez regiões do estado mais rico do país, ou fazer um monte de shows em um monte de cidade em um único fim de semana? E depois da "virada"? Viramos o que?
Outra coisa fica estranhíssima, um estado que investe (pq com a estrutura que o projeto guri recebe do poder público se não é investimento é o que?) o que investe num projeto social de uma ong como é o projeto guri prefere apoiar idéias como a virada cultural do que projetos como orquestras em regiões do estado?? E o que fazer com as crianças do guri quando não forem mais guris? Onde vão trabalhar?
Não estou deizendo q o estado deva lhe prover emprego, em absoluto. Mas o estado poderia investir o dinheiro da festa do fim de semana n parque em algo mais útil para a estruturação e consolidação da cadeia produtiva de música e cultura!

De qqer maneira, enqto n temos outra coisa fui la né.. ver Anelis e o Nasi.






Nenhum comentário: