quinta-feira, 27 de junho de 2013

junho 2013

A tese está com a revisora,

volto à minha baixa historiografia...

De alguma forma parece q estamos chegando a um momento em que as pessoas decidiram clamar por direitos individuais. E esse clamor passa, sem dúvidas, por posições coletivas. Os movimentos sociais não são uma invenção contemporânea, como a internet ou as redes sociais virtuais. Uma leitura rápida de Hobsbawm vai clarear as ideias de quem pretende entender melhor isso tudo. 

No Brasil o MST e um ou outro movimento vem sendo o que restou de tais movimentos nos anos 00. O movimento Passe Livre também tem sido um desses agentes de organização e mobilização social no país todo na última década. No entanto, as lutas por direitos como união civil homoafetiva, aborto e liberdade feminina (marcha das vadias), legalização da maconha, entre outras propondo mudanças pontuais na organização social, têm gerado manifestações que crescem no país e no mundo, há cerca de dez anos.

Em uma primeira reflexão sobre os movimentos de junho de 13 parece que houve um grande encontro das demandas sociais, que emergiu e emerge nessas manifestações populares por todo o país. Fato q isso é inédito. Fato também q não se sabe pra onde isso vai. Fato, ainda, q é necessário pensar sobre o q ocorre. Não acho q as manifestações desse ano irão de fato mudar o país. Somos um país em construção. No fim, penso mesmo q se isso não muda tudo, ao menos informa o nosso crescimento. Seremos sim um país um tanto diferente após esse junho de 2013. Agora se isso se sustenta é q são elas.

Sinto um pouco o peso de meus mais de 15 anos de docência. Sinto também um tantinho de ânimo de ver ex-alunos tocando a vida de forma tão bonita. Sinto tbm um tanto de ânimo c as manifestações sociais no país... falo tanto disso nas aulas! Enfim, acho q o email da revisora chegou...




Nenhum comentário: