domingo, 1 de agosto de 2010

37th years out of my head # crônicas da vida privada

Nasci no início da década de 1970.
 Início da crise mundial de petróleo. Início de uma segunda época da guerra fria, da segunda década da ditadura de 60, da maturidade e extinção do movimento hippie. Enfim, cada vz mais acho q nasci em um momento de crossfade de uma época anterior para a q vivemos hj.
  
Infância e juventude em Londrina. Uma vida pensada pra ser realizada ali mesmo, não fosse a rapidez com q os conflitos se mostraram insuportáveis.

A maturidade foi se chegando com o início da vida de pós-graduação (período este q ainda não consegui acabar, mas devo resolvê-lo em 4 anos no máximo). O mundo pra fora de londrina começou a se descortinar melhor após uma tentiva frustrada (pelo MEC) de estudar na Open University. Daí veio a vida maringabaense. Um ciclo todo com uma sequencia de esperança, decepção, resignação e perseverança.

Esperança porque fomos pra lá com uma promessa clara de uma vaga efetiva. Alugamos um apto no centro e pensamos, vamos conhecer a cidade. O primeiro ano foi bom. E no segundo, conseguimos inclusive, levar um grupo de colegas de estudo e trabalho. No entanto, antes do fim do segundo ano as coisas ja tinham ido por água abaixo. É uma cilada Roger!. Não havia, nem nunca mais haveria nehuma vaga efetiva para sujeitos como eu lá naquela espelunca!

Decepção por ter acreditado numa situação q ja na primeira vista (Xilofone de Metal!) pareceu pouco consistente. Agora tinhamos amigos e uma briga com a síndica. Ah, também tínhamos o seguro desemprego (400 por 4 meses) o projeto Guri, os nossos pais e algumas idéias malucas como o escritório de perícias, a Uninflama e os quebra-galhos caloteiros como o SUET! Ou seja... picas.

A ida pro colégio foi a saída mais digna (??)ao q tudo indicava. E fomos, resignados como os tais bois no matadouro, imagem um tanto lugar-comum, mas muito adequada à situação. Entretanto, mesmo em meio a toda zona de uma sala de sexta série do E. Fundamental de um colégio público no período vespertino, ou aos arroubos de violência nas salas de periferia no noturno, eu mantinha ligado o botão da pesquisa (principalmente através das manutenção da prática de composição, leituras e publicações).

Teve tbem o episódio da WrONG. Apromum - Associação dos Professores de Música do Mussum. Eita mundão velho sem porteira!, diria meu vô Geraldo. Tinhamos agência de publicidade, banners, 3 grupos musicais, salas de ensaios, escritório em prédio comercial do centro da cidade, contratos com a prefeitura, ops... e o fogo amigo (mui amigo!)nos derrubou de novo!

Então vimos uma luz no fim do túnel com a Unoeste e, coincidentemente, um futuro nesse lado do país! O bom é q as coisas andam pra frente! Foi cerca de um ano entre a preparação para a vinda e a efetiva mudança em Julho de 2009. Aqui estamos! O Phê vai ser adolescente numa capital. UFMS, Big Field... A Mert tem uma orquestra (?) pra tocar e tem algum tpo pra preparar o doc dela tbem. Faz um ano desse novo ciclo q ainda não sei bem onde vai dar. Planos? Vários! e estão em curso! Parece mais promissor que maringaba e é bem mais sólido tbem.

Só uma sequência de fatos pra encerrar e exemplificar um pouco a dinâmica contemporânea: Um dia estou na minha sala e uma colega entra e pergunta a outro colega se tinha mais alguém para apresentar palestra no evento de Arte e Techn. Acabo arrumando uma palestra e um concerto. No dia do evento, conheço uma prof. q dalí dois meses seria minha orientadora do doutorado na UnB! Dá pra acreditar na rapidez das coisas? Do caralho a experiência no Lart/UnB - BSB... sem palavras! uma caminhada q se iniciou com um semestre muito bom e prometendo mais!

Sim, mais, pra ficar só no âmbito da Tecnologia: nessa semana teremos entre nós o compositor e prof. Zampronha (Univers. de Valladolid - Espanha), no mês que vêm teremos o FAT 2.0 com nada menos que Diana Domingues (UnB), Jonatas Manzolli (Unicamp) e Lucia Santaela (Puc/SP). Em setembro terei peças apresentadas aqui em B. Field (FAT 2.0) em BSB (festival de Teatro, IX Arte/IDA-UnB), São Paulo (memorial da A.L. - evento da Bienal de SP) e Buenos Aires (ainda não sei em qual evento!). Nesse novo semestre vamos com disciplina pro doc aqui na UFMS, talvez em BSB e no curso de música com co-orientação de I.C. ... Enfim, correria! ótima correria!

Nenhum comentário: