segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Morte da Educação

Temos acompanhado de longa data a agonia do ensino público no Brasil. Eu mesmo sou testemunha participante desde há exatos 30 anos, quando me matricularam no primeiro ano do Hugo Simas (escola pública do centro de Londrina). Em 1980 era ainda certo status estudar nessa escola do centro da cidade. Além do fácil acesso, a escola era conhecida por sua qualidade.Qualidade esta q eu não me lembro de experimentar.

Fui um péssimo aluno. Pelo pouco mesmo q me sobrou na memória o colégio não foi mto melhor q eu.
Sei q oito anos depois de nunca ter reprovado um ano sequer, fui pra uma escola particular, pq ja era corrente entre nós mesmos estudantes de 13 e 14 anos, a consciência da péssima qualidade da educação no ensino público. Em 1988 reprovei o primeiro ano do ensino médio. Ja no fim do segundo semestre meu pai foi chamado a escola, pq além de ele não ter pago nenhuma prestação mesnsal (q era mesmo um absurdo de caro pra um funcionário público com três filhos), eu ja me encontrava em uma situação praticamente irrecuperável.

No ano seguinte voltei pra escola pública, ja conhecendo de algum tpo o slogan da escola onde faria todo meu colegial e td o mais q me acompanhou naquele tpo: "Vicentão, entra burroe sai ladrão." Não foi meu caso. Embora tenha de fato entrado bem burro e ter tido experiência política lá, não saí ladrão. Saí sem passar no primeiro vestibular, pq eu n estudava mesmo.Pra mim o melhor slogan seria algo como: Vicentão, entra burro e sai burro mesmo."

Estou escrevendo isso td pra falar do enem. Registrar aqui q essa merda deu errado d novo nesse ano. Não descobriram nenhuma corrupção, como no ano passado. Erram muito na montagem e impressão das provas. Tipo aqueles caras de mga. Como era mesmo o nome daquela empresa de concursos q sempre me arrumava um extra?

 Não há muito a fazer além de anular o exame. Se deixarem alguns candidatos fazer provas novamente não haverá quebra de isonomia das condições aos candidatos?

Ok, consideremos então q o exame seja cancelado. Vão fazer outro? ta mesmo sobrando dinheiro nessa área né?! Se não fizerem outro, quem ocupará as vagas na minha sala de aula, q alías ta vazia por conta da adesão forçada ao exame como critério de entrada no ano passado?

Ouvi desde criança q é interesse do governo manter o povo burro, ignorante, sem acesso à informação. Mas ja não estão exagerando?

Um comentário:

Unknown disse...

Se estivéssemos em um país sério o ministro e toda a equipe responsável pela avaliação já teria sido demitida...
Bom texto rapá...ácido como sempre, mas bom!!!
Beijão!!