quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

resumo da ópera


PAISAGEM SONORA COM SISTEMAS ENATIVOS: POR UMA ESTÉTICA NATURALIZADA

PPG - IdA - UnB
PhD candidate: André Luiz Gonçalves de Oliveira
PhD Advisor: Dra. Diana Domingues

Resumo:
O objetivo desta tese é investigar as diferentes possibilidades de aplicações poéticas de estudos em percepção advindos de diferentes áreas de estudo como o enacionismo, a ciência cognitiva, ecologia a psicologia e a fenomenologia como abordagem filosófica. Durante o s. XX se assistiu a um crescente interesse por estudos que explicassem a percepção e a cognição utilizando modelos como os computacionais. Tais modelos, impulsionados por um rápido desenvolvimento dos estudos em computação digital, viabilizaram uma quantidade enorme de novas explicações sobre os fenômenos relacionados à percepção e cognição. Essas novas explicações distanciam-se do paradigma cartesiano que sustentou muito dos procedimentos de criação e produção artística durante o último século e têm criado uma base conceitual de novas tecnologias para criação artística. Assim o centro da presente pesquisa é a busca pelo desenvolvimento de novas poéticas a partir de tecnologias que coloquem em interação sistemas dinâmicos e complexos para a criação de experiências artísticas, bem como de conceitos que suportam tais tecnologias. Também a dimensão estética ai envolvida é objeto de estudo desta pesquisa. O termo “estética naturalizada” é aqui proposto como descrição das experiências envolvidas nas obras denominadas por enativas, como é o caso das Paisagens Sonoras Enativas, outro conceito proposto no decurso da tese. As principais hipóteses aqui levantadas são duas. 1) Novas perspectivas nos estudos sobre percepção, como nos casos da psicologia ecológica e da fenomenologia, podem fornecer indicações de procedimentos específicos na criação artística. 2) Por sua vez tais procedimentos possibilitam experiências artísticas bastante distintas daquelas oferecidas por poéticas suportadas pelo paradigma cartesiano. Assim a tese está organizada em seis capítulos, que não guardam necessariamente pretensões lineares. O primeiro trata de relacionar a arte, ciência e tecnologia com a própria origem e desenvolvimento do ser humano. O capítulo apresenta o contexto no qual aparece a proposta de Paisagens Sonoras Enativas (PSE), que a presente pesquisa enuncia, bem como sua direção à possibilidade de uma estética tecnológica naturalizada. O segundo capítulo aborda especificamente algumas das experiências artísticas, sobretudo na área das artes visuais, da contemporaneidade. O desenvolvimento tecnológico pós-revolução industrial transformou, e continua transformando, profundamente o modo de vida do mundo ocidental. O capítulo 3 tem como principal intenção localizar a Paisagem Sonora (Soundscape composition) como um tipo de criação artística, ligada a outras manifestações artísticas novas como o happening e a instalação, já em curso desde os anos 1960. No capítulo 4 são apresentados diversos procedimentos composicionais que possibilitam a proposição de um tipo de paisagem sonora enativa. Descreve-se com detalhes a montagem de Biocybrid Latin American Memorial, para a Mostra TransFronteiras Contemporâneas, parte da 29a. Bienal de São Paulo, realizada em 2010. E descreve-se também uma oficina realizada para a montagem de uma obra na 11a. Bienal de La Habana, em Maio de 2012. O capítulo 5 trata especificamente do desenvolvimento da concepção de uma instalação denominada por Bicybrid Frog’s Signature. Há uma descrição das diferentes etapas por cada área de conhecimento envolvida, tais como, artes, música, engenharia elétrica, engenharia da computação, ecologia, herpetologia. Nesse capítulo há também o encaminhamento de proposições de testes para se caminhar à implementação da instalção. Por fim o capítulo 6 guarda espaço para a discussão conclusiva a partir de entrevistas com autores que orientaram os aspectos conceituais da pesquisa, tais como E. Couchot, A. Polli e S. Diamond. As entrevistas visam verificar com tais autores como fica o possível caminho em direção ao que se denomina nessa tese por uma perspectiva estética naturalizada.





Nenhum comentário: