quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Abstrac of thesis


Soundscapes with Enactive Systems: Toward a Naturalized Aesthetic

PPG - IdA - UnB (University of Brasilia - Brazil
PhD candidate: André Luiz Gonçalves de Oliveira
PhD advisor: Dra. Diana Domingues

Abstract:
The aim of this thesis is to investigate the different application possibilities of the poetic perception arising from studies in different fields of study such as enactionism, cognitive science, ecology, psychology and phenomenology as philosophical approach. The all XXth century witnessed a growing interest in studies that explain perception and cognition using computational models.Such models, driven by rapid development of studies in digital computing, enabled a huge amount of new explanations for phenomena related to perception and cognition. These new explanations distance themselves from the Cartesian paradigm that sustained much of the procedures of creation and artistic production during the last century and have created a conceptual basis of new technologies for artistic creation. Thus the focus of this research is the quest for developing new poetics from new technologies in dynamic interactions with complexes systems to generate new aesthetic possibilities and the concepts to support it.  The main hypotheses raised here are two. 1) New perspectives in the study of perception, as in the cases of ecological psychology and phenomenology, can provide indications of specific procedures in artistic creation.2) In turn such procedures enable artistic experiences quite distinct from those offered by poetic supported by the Cartesian paradigm. Thus the thesis is organized into six chapters, which do not necessarily keep linear pretensions. The first chapter is to relate the art, science and technology with the very origin and development of human beings. The chapter presents the context in which it appears the proposed Enactive, which sets out the present research, as well as its direction to the possibility of a technological naturalized aesthetic. The second chapter specifically addresses some of the artistic experiences, particularly in the area of visual contemporary arts.  Chapter 3 has, as its primary intent, to locate Soundscape composition as a kind of artistic creation, linked to other artistic events as the happening and the installation, ongoing since the 1960s. In Chapter 4 it presents various compositional procedures that allow the proposal of a kind of Enactive Soundscape. It describes in detail the assembly Biocybrid Latin American Memorial to the Exhibition “TransFronteiras Contemporâneas”, part of the 29th. São Paulo Biennial, held in 2010. It is also described the workshop held for mounting of a work in Oncena Bienal de La Habana - Cuba in May 2012. Chapter 5 deals specifically with the development of the design of an installation called by Bicybrid Frog's Signature. There is a description of the different steps for each knowledge area involved, such as arts, music, electrical engineering, computer engineering, ecology, herpetology. In this chapter there is also forwarding propositions tests for moving the implementation of the installation.  Finally chapter 6 keeps space for discussion a little more conclusive from interviews with authors who guided the conceptual aspects of research, such as E. Couchot, A. Polli and S. Diamond. The interviews aimed to check with such authors as possible is the way toward what is called in this thesis by a naturalized aesthetic perspective.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

resumo da ópera


PAISAGEM SONORA COM SISTEMAS ENATIVOS: POR UMA ESTÉTICA NATURALIZADA

PPG - IdA - UnB
PhD candidate: André Luiz Gonçalves de Oliveira
PhD Advisor: Dra. Diana Domingues

Resumo:
O objetivo desta tese é investigar as diferentes possibilidades de aplicações poéticas de estudos em percepção advindos de diferentes áreas de estudo como o enacionismo, a ciência cognitiva, ecologia a psicologia e a fenomenologia como abordagem filosófica. Durante o s. XX se assistiu a um crescente interesse por estudos que explicassem a percepção e a cognição utilizando modelos como os computacionais. Tais modelos, impulsionados por um rápido desenvolvimento dos estudos em computação digital, viabilizaram uma quantidade enorme de novas explicações sobre os fenômenos relacionados à percepção e cognição. Essas novas explicações distanciam-se do paradigma cartesiano que sustentou muito dos procedimentos de criação e produção artística durante o último século e têm criado uma base conceitual de novas tecnologias para criação artística. Assim o centro da presente pesquisa é a busca pelo desenvolvimento de novas poéticas a partir de tecnologias que coloquem em interação sistemas dinâmicos e complexos para a criação de experiências artísticas, bem como de conceitos que suportam tais tecnologias. Também a dimensão estética ai envolvida é objeto de estudo desta pesquisa. O termo “estética naturalizada” é aqui proposto como descrição das experiências envolvidas nas obras denominadas por enativas, como é o caso das Paisagens Sonoras Enativas, outro conceito proposto no decurso da tese. As principais hipóteses aqui levantadas são duas. 1) Novas perspectivas nos estudos sobre percepção, como nos casos da psicologia ecológica e da fenomenologia, podem fornecer indicações de procedimentos específicos na criação artística. 2) Por sua vez tais procedimentos possibilitam experiências artísticas bastante distintas daquelas oferecidas por poéticas suportadas pelo paradigma cartesiano. Assim a tese está organizada em seis capítulos, que não guardam necessariamente pretensões lineares. O primeiro trata de relacionar a arte, ciência e tecnologia com a própria origem e desenvolvimento do ser humano. O capítulo apresenta o contexto no qual aparece a proposta de Paisagens Sonoras Enativas (PSE), que a presente pesquisa enuncia, bem como sua direção à possibilidade de uma estética tecnológica naturalizada. O segundo capítulo aborda especificamente algumas das experiências artísticas, sobretudo na área das artes visuais, da contemporaneidade. O desenvolvimento tecnológico pós-revolução industrial transformou, e continua transformando, profundamente o modo de vida do mundo ocidental. O capítulo 3 tem como principal intenção localizar a Paisagem Sonora (Soundscape composition) como um tipo de criação artística, ligada a outras manifestações artísticas novas como o happening e a instalação, já em curso desde os anos 1960. No capítulo 4 são apresentados diversos procedimentos composicionais que possibilitam a proposição de um tipo de paisagem sonora enativa. Descreve-se com detalhes a montagem de Biocybrid Latin American Memorial, para a Mostra TransFronteiras Contemporâneas, parte da 29a. Bienal de São Paulo, realizada em 2010. E descreve-se também uma oficina realizada para a montagem de uma obra na 11a. Bienal de La Habana, em Maio de 2012. O capítulo 5 trata especificamente do desenvolvimento da concepção de uma instalação denominada por Bicybrid Frog’s Signature. Há uma descrição das diferentes etapas por cada área de conhecimento envolvida, tais como, artes, música, engenharia elétrica, engenharia da computação, ecologia, herpetologia. Nesse capítulo há também o encaminhamento de proposições de testes para se caminhar à implementação da instalção. Por fim o capítulo 6 guarda espaço para a discussão conclusiva a partir de entrevistas com autores que orientaram os aspectos conceituais da pesquisa, tais como E. Couchot, A. Polli e S. Diamond. As entrevistas visam verificar com tais autores como fica o possível caminho em direção ao que se denomina nessa tese por uma perspectiva estética naturalizada.